publicidade para médicos

Publicidade para médicos nas redes sociais: 3 erros comuns

Publicidade para médicos nas redes sociais.

Você sabe fazer?

As redes sociais e de comunicação em massa chegaram para ficar. Assim, o Conselho Federal de Medicina tem se atualizado também, de modo a não ficar para trás na inovação e fiscalização.

Dentro deste aspecto, nos últimos anos o CFM editou diversas Resoluções e atualizações quando o tema se refere a publicidade médica, ampliando o alcance da fiscalização e exigindo maior cuidado por parte dos médicos.

Hoje não é somente o Código de Ética Médica que dita estes conceitos, mas também o Manual de Publicidade Médica, com extenso material sobre o tema, com algumas Resoluções de atualização, como a que versa sobre o Uber da Medicina.

Atualmente a publicidade para médicos não é mais feita somente no “boca a boca”, de modo que é importante para médicos, clínicas e hospitais possuírem seu próprio site e até mesmo redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube, Twitter etc.

Devido à falta de tempo, muitas vezes a tarefa do marketing médico (publicidade para médicos) é repassada a agências publicitárias. Vale dizer que devido às restrições éticas da profissão, o que parecia uma solução plausível pode virar um problema sério, passível até mesmo de cassação do CRM.

Sim, publicidade médica indevida também pode vir a gerar cassação do registro perante o Conselho Federal de Medicina, você sabia?

O que é preciso fazer na publicidade para médicos

É preciso estar atento aos ditames legais da publicidade, controlando rigorosamente cada postagem e o texto produzido, para não conter infrações éticas, civis e consumeristas.

Sugerimos que você fiscalize as postagens do seu agente de marketing, justamente para não autorizar aquelas que possam vir a ferir as regras, ou ao menos para estar ciente de que está quebrando as regras, e pode gerar como consequência uma sindicância e processo ético.

Para isso, além da equipe do marketing, é necessária uma equipe jurídica para avaliar riscos e possíveis soluções.

Pensando na falta de profissionais atuantes nesta área, o BZ montou uma equipe especializada neste tipo de análise, que fará um “pente fino” em todas as mídias e redes sociais buscando falhas e indicando possíveis soluções na sua publicidade para médicos.

A consultoria jurídica consiste em uma análise preventiva que não evita 100% das demandas, mas pode vir a evitar e direcionar adequadamente qualquer inadequação de maneira a tentar minimizar os riscos e prejuízos.

Acreditamos que o trabalho conjunto pela ética médica pode trazer resultados positivos para a sua atuação profissional, minimizando riscos desnecessários e focando naquilo que é mais importante: a busca da melhor prestação de serviços para o seu paciente.

Por isto oferecemos:

  • Busca “pente-fino” em todas as publicações em redes sociais e materiais publicitários referente a publicidade para médicos, para apontar possíveis infrações éticas e referentes à legislação civil e do consumidor;
  • Elaboração de pareceres em linguagem acessível acerca da ética em publicidade, mídias eletrônicas e redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twiter etc.), visando evitar possíveis processos éticos/civis advindos de busca ativa da CODAME e atuação fiscalizatória dos Conselhos Profissionais;
  • Reuniões explicativas para alinhamento de condutas com a equipe;
  • Palestras educativas para informar acerca da importância atual do cumprimento do Código de Ética Médica e Manual de Publicidade Médica editados pelo Conselho Federal de Medicina.

Oferecemos ainda defesa ética, caso você já esteja sendo processado por publicidade médica. Uma defesa especializada, combinada com prevenção de riscos pode te ajudar a adequar a sua publicidade para médicos e trazer menos dor de cabeça no futuro.

Entre em contato conosco para tomarmos um café e discutirmos as possibilidades de atuação dentro da sua área profissional, de forma personalizada e com respeito aos seus interesses.

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