para ganhar a segurança do paciente o profissional tem que respeitar a sua autonomia e informa-lo de maneira clara e efetiva. ganhar a confiança do seu paciente

Como ganhar a confiança do seu paciente? 5 itens para sua prática de saúde

Você sabe ganhar a confiança do seu paciente? As relações em saúde são permeadas por diversos profissionais que atuam nesse setor, sendo que representantes desses diversos campos profissionais frequentemente nos procuram.

A percepção que temos é que implicitamente se questionam de como ganhar a confiança do seu paciente durante a assistência à saúde.

Antes de falarmos sobre como ganhar a confiança do seu paciente vamos falar sobre como o assistencialismo à saúde tem sido percebido.

E quando falamos em relação de saúde no contexto do paciente temos utilizado a expressão “relação de equipe de saúde e paciente” , pois o cuidado do paciente tem sido realizado por diversos profissionais de saúde, de modo que podemos afirmar que a assistência à saúde está sendo realizada por equipes transdisciplinares.

Atualmente presenciamos pacientes muito mais ativos do que víamos a alguns anos nas suas relações de saúde, exercendo plenamente sua autonomia.

Com maior autonomia, o paciente acaba tendo mais confiança no profissional, e vice-versa.

Tempos atrás o paciente recebia uma prescrição de determinada medicação ou tratamento, sem receber informação relacionada aos motivos para a prescrição do medicamento e informação do que era esperado após a finalização do tratamento.

Nesse cenário não se via uma relação de confiança entre o profissional e o paciente, mas sim uma relação de autoridade (paternalismo).

Hoje a situação é o oposto, pois fazendo uso da autonomia e do direito de receber informação clara e suficiente sobre o tratamento que deseja ou não, o profissional de saúde ganha a confiança do paciente, e estes dois atores munidos de informações necessárias tomam em conjunto a decisão sobre o tratamento que o paciente deseja ou não seguir.

E mais, o paciente quando busca assistência de um profissional de saúde espera estabelecer com este um vínculo de confiança, e a confiança estabelecida entre esses atores (paciente e profissional) reflete positivamente na condução do cuidado de saúde.

Um paciente que confia no profissional que está cuidando da sua saúde é um paciente engajado no tratamento, tranquilo em relação aos resultados esperados e um paciente transparente.

O resultado do tratamento prescrito pelos profissionais de saúde depende das informações recebidas dos pacientes, e esses somente serão transparentes se confiarem na pessoa que está do outro lado da relação.

E como ganhar a confiança do seu paciente?

Abaixo listamos alguns facilitadores para que a relação estabelecida entre o paciente e o profissional de saúde seja pautada na confiança mútua:

  • Acolhimento do paciente pelo profissional de saúde

O acolhimento quebra a resistência inicial do paciente em relatar certos pormenores de sua vida para o profissional de saúde, e sem essa resistência, a condução da consulta fica mais segura.

O acolhimento pode ser feito através de criação de fluxo de entrada e saída do paciente na clínica, gerando um bem estar para este, e é um ótimo método para ganhar a confiança do seu paciente.

  • Sigilo das informações

Outro ponto importante para ganhar a confiança do seu paciente é informar que o que será conversado durante a consulta ou tratamento será mantido em sigilo.

Explicar que em algumas situações poderá ocorrer a quebra de sigilo, se for o caso. Essa conduta deixa o paciente confortável para manter um diálogo transparente.

  • Contratos de prestação de serviço

O contrato é um registro formal de todas as regras relacionadas ao atendimento.

Um contrato de prestação de serviço faz com que a relação se torne mais segura para as partes, pois com o registro formal é possível estabelecer as responsabilidades de cada um dos participantes da relação.

É uma forma de equalizar as relações em saúde, e ser transparente quanto aos direitos e deveres e todas as partes, o que pode ajudar a ganhar a confiança do seu paciente.

  • Prontuário do paciente

O profissional de saúde deve registrar todos os atendimentos prestados ao paciente no prontuário deste, e não só como forma de garantir sua defesa, mas também assegurar a continuidade do tratamento.

O paciente sente-se acolhido quando percebe que não precisa repetir todas as informações novamente, pois o profissional lembra e comenta sobre as mesmas durante a consulta, e o profissional pode se utilizar do prontuário para reler as informações e atender melhor este paciente.

Isso com certeza favorece a relação entre o profissional e o paciente, trazendo maior confiança.

  • Termo de Consentimento Esclarecido também ajuda a ganhar a confiança do seu paciente

É certo afirmar que toda intervenção feita por profissional de saúde no sentido de prevenir, diagnosticar e tratar deve ser sempre realizada com o consentimento esclarecido do paciente, e sempre baseado na informação clara e adequada ao caso.

Esse documento é um direito do paciente e favorece a comunicação entre os envolvidos na relação de saúde.

Além disso, assegura o exercício da autonomia do paciente e delimita a responsabilidade do profissional que realiza determinado procedimento.

Entendeu como ganhar a confiança do seu paciente?

Essas são algumas diretrizes que poderão pautar o exercício da sua profissão assegurando uma relação baseada na confiança e alinhando expectativas tanto do profissional quanto do paciente.

Enfim, estas diretrizes não impedem que outras sejam implementadas, e somente com um olhar analítico de um profissional qualificado para o seu modelo de negócio é que será possível estabelecer outras diretrizes que fortaleçam a relação de confiança com o paciente.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e marque uma consulta para verificarmos a melhor adequação para o seu caso.

defesa prévia

Você sabe o que é defesa prévia? Defesa prévia é o

Saiba mais
recomendações jurídicas para 2024 para a área da saúde

Se você procura recomendações jurídicas para 2024, está no lugar certo!

Saiba mais
defesa de dentista

Vamos falar um pouco sobre Defesa de Dentista Não há como

Saiba mais
defesa prévia

Você sabe o que é defesa prévia? Defesa prévia é o

Saiba mais
recomendações jurídicas para 2024 para a área da saúde

Se você procura recomendações jurídicas para 2024, está no lugar certo!

Saiba mais
defesa de dentista

Vamos falar um pouco sobre Defesa de Dentista Não há como

Saiba mais
dentista pode recusar atendimento?

Você Dentista pode recusar atendimento? Esta é uma pergunta frequente entre

Saiba mais

NEWSLETTER

Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdos atuais sobre biodireito, bioética e direito da saúde

POPULARES

seers cmp badge
×