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Como ganhar a confiança do seu paciente? 5 itens para sua prática de saúde

para ganhar a segurança do paciente o profissional tem que respeitar a sua autonomia e informa-lo de maneira clara e efetiva. ganhar a confiança do seu paciente

Você sabe ganhar a confiança do seu paciente? As relações em saúde são permeadas por diversos profissionais que atuam nesse setor, sendo que representantes desses diversos campos profissionais frequentemente nos procuram.

A percepção que temos é que implicitamente se questionam de como ganhar a confiança do seu paciente durante a assistência à saúde.

Antes de falarmos sobre como ganhar a confiança do seu paciente vamos falar sobre como o assistencialismo à saúde tem sido percebido.

E quando falamos em relação de saúde no contexto do paciente temos utilizado a expressão “relação de equipe de saúde e paciente” , pois o cuidado do paciente tem sido realizado por diversos profissionais de saúde, de modo que podemos afirmar que a assistência à saúde está sendo realizada por equipes transdisciplinares.

Atualmente presenciamos pacientes muito mais ativos do que víamos a alguns anos nas suas relações de saúde, exercendo plenamente sua autonomia.

Com maior autonomia, o paciente acaba tendo mais confiança no profissional, e vice-versa.

Tempos atrás o paciente recebia uma prescrição de determinada medicação ou tratamento, sem receber informação relacionada aos motivos para a prescrição do medicamento e informação do que era esperado após a finalização do tratamento.

Nesse cenário não se via uma relação de confiança entre o profissional e o paciente, mas sim uma relação de autoridade (paternalismo).

Hoje a situação é o oposto, pois fazendo uso da autonomia e do direito de receber informação clara e suficiente sobre o tratamento que deseja ou não, o profissional de saúde ganha a confiança do paciente, e estes dois atores munidos de informações necessárias tomam em conjunto a decisão sobre o tratamento que o paciente deseja ou não seguir.

E mais, o paciente quando busca assistência de um profissional de saúde espera estabelecer com este um vínculo de confiança, e a confiança estabelecida entre esses atores (paciente e profissional) reflete positivamente na condução do cuidado de saúde.

Um paciente que confia no profissional que está cuidando da sua saúde é um paciente engajado no tratamento, tranquilo em relação aos resultados esperados e um paciente transparente.

O resultado do tratamento prescrito pelos profissionais de saúde depende das informações recebidas dos pacientes, e esses somente serão transparentes se confiarem na pessoa que está do outro lado da relação.

E como ganhar a confiança do seu paciente?

Abaixo listamos alguns facilitadores para que a relação estabelecida entre o paciente e o profissional de saúde seja pautada na confiança mútua:

O acolhimento quebra a resistência inicial do paciente em relatar certos pormenores de sua vida para o profissional de saúde, e sem essa resistência, a condução da consulta fica mais segura.

O acolhimento pode ser feito através de criação de fluxo de entrada e saída do paciente na clínica, gerando um bem estar para este, e é um ótimo método para ganhar a confiança do seu paciente.

Outro ponto importante para ganhar a confiança do seu paciente é informar que o que será conversado durante a consulta ou tratamento será mantido em sigilo.

Explicar que em algumas situações poderá ocorrer a quebra de sigilo, se for o caso. Essa conduta deixa o paciente confortável para manter um diálogo transparente.

O contrato é um registro formal de todas as regras relacionadas ao atendimento.

Um contrato de prestação de serviço faz com que a relação se torne mais segura para as partes, pois com o registro formal é possível estabelecer as responsabilidades de cada um dos participantes da relação.

É uma forma de equalizar as relações em saúde, e ser transparente quanto aos direitos e deveres e todas as partes, o que pode ajudar a ganhar a confiança do seu paciente.

O profissional de saúde deve registrar todos os atendimentos prestados ao paciente no prontuário deste, e não só como forma de garantir sua defesa, mas também assegurar a continuidade do tratamento.

O paciente sente-se acolhido quando percebe que não precisa repetir todas as informações novamente, pois o profissional lembra e comenta sobre as mesmas durante a consulta, e o profissional pode se utilizar do prontuário para reler as informações e atender melhor este paciente.

Isso com certeza favorece a relação entre o profissional e o paciente, trazendo maior confiança.

É certo afirmar que toda intervenção feita por profissional de saúde no sentido de prevenir, diagnosticar e tratar deve ser sempre realizada com o consentimento esclarecido do paciente, e sempre baseado na informação clara e adequada ao caso.

Esse documento é um direito do paciente e favorece a comunicação entre os envolvidos na relação de saúde.

Além disso, assegura o exercício da autonomia do paciente e delimita a responsabilidade do profissional que realiza determinado procedimento.

Entendeu como ganhar a confiança do seu paciente?

Essas são algumas diretrizes que poderão pautar o exercício da sua profissão assegurando uma relação baseada na confiança e alinhando expectativas tanto do profissional quanto do paciente.

Enfim, estas diretrizes não impedem que outras sejam implementadas, e somente com um olhar analítico de um profissional qualificado para o seu modelo de negócio é que será possível estabelecer outras diretrizes que fortaleçam a relação de confiança com o paciente.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e marque uma consulta para verificarmos a melhor adequação para o seu caso.

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