acordo extrajudicial

5 vantagens de fazer um acordo extrajudicial?

Mas o que é um acordo extrajudicial?

Acordo extrajudicial x processo judicial. O processo judicial, em termos leigos, é aquele que corre na “Justiça”, perante um Fórum, um juiz designado e todos os outros trâmites que muitos já sabem.

E sabem também o quanto é demorado, custoso e sem garantia de ganho/perda, independente das partes.

No processo judicial você pode fazer um acordo a qualquer tempo. Então este acordo é o acordo judicial, feito perante o Juiz, que o homologa e encerra o processo.

Mas o acordo também pode ser feito de forma extrajudicial, ou seja, sem sequer ter algum processo aberto, mas com bastante segurança, menos custos e maior satisfação para ambas as partes.

Nós, como Advogadas Especialistas em Direito Médico e da Saúde, sabemos que geralmente estas questões envolvem muito o emocional do paciente e do profissional, e por isso recomendamos, sempre que possível, que seja feita esta tentativa de acordo extrajudicial.

Quando o acordo extrajudicial pode ser feito?

O acordo extrajudicial pode dispor de interesses patrimoniais, e pode ser feito sempre que seja o interesse das partes, de forma livre, espontânea e sem vícios.

Então se você teve um problema com um profissional de saúde, pode tentar resolver isso de forma pacífica, através de um acordo. É recomendado que procure um Advogado Especialista em Direito Médico Odontológico e da Saúde, que poderá analisar melhor o seu caso e acompanhar a elaboração e execução do acordo.

Assim, é plenamente possível fazê-lo para resolver conflitos entre médicos e pacientes, ou cirurgiões-dentistas e pacientes, ou até mesmo entre profissionais de saúde.

Como ele pode ser feito?

Recomenda-se que ele seja feito por escrito, com o auxílio de um Advogado Especialista em Direito Médico, Odontológico e da Saúde para cada parte.

Pode-se também escolher efetuar o acordo mediante uma Câmara Privada de Conciliação, e solicitar que o acordo seja homologado judicialmente pelo juiz, ou seja, ele passará pelo Judiciário, dando maior formalidade e efetividade ao acordo.

Quais as vantagens?

São muitas as vantagens do acordo, dentre elas:

  1. Maior celeridade (rapidez): o acordo extrajudicial é feito de maneira bem mais rápida do que um processo judicial, que pode levar anos. Em apenas poucos meses pode-se dar um fim às questões a serem resolvidas;
  2. Menos custoso: o processo judicial envolve vários anos e também várias peças processuais, o que gera custos, não só com as próprias custas do processo, perícia técnica, mas também com advogados, assistência técnica, recursos etc. O acordo extrajudicial, por ser mais rápido, envolve valores menores, que muitas vezes são compensados, mesmo com o pagamento de indenizações;
  3. Maior tranquilidade emocional: a parte emocional deve ser considerada na conta final. Conflitos drenam energia, e mesmo quando se sai “vencedor” no processo, a outra parte, insatisfeita, pode recorrer, e com isso a decisão ser modificada em segundo grau. No final, sempre uma das partes sai insatisfeita. No acordo extrajudicial há a satisfação de evitar maiores conflitos por longo período, o que ajuda na parte emocional. Também há mais equilíbrio. Outro ponto importante é que o paciente não precisa reviver o problema inúmeras vezes, o que traz bastante ansiedade para ele, ao longo de todo o processo judicial;
  4. Sigilo: pode-se imprimir cláusulas de sigilo ao acordo extrajudicial, de modo que as partes não poderão divulgar o seu conteúdo. Isso é positivo tanto para profissionais quanto para pacientes, pois muitas vezes os pacientes também não querem divulgar o seu problema de maneira pública, mas apenas obter um “fechamento”;
  5. Não é necessária admissão de culpa: muitos pensam que formalizar um acordo extrajudicial é admitir que errou, mas isso não é verdadeiro. Pode-se efetuar um acordo mesmo quando o profissional entender que não tem culpa, mas que pelos benefícios acima citados, o acordo é o melhor caminho. E isso pode ser inserido nas cláusulas do acordo, e é, inclusive, bastante comum de fazer desta maneira.

Gostou de aprender mais sobre este tema?

Sabe como evitar mais ainda conflitos com o paciente?

Não deixe de se inscrever na nossa newsletter (newsletter@bulcaoezeferino.adv.br) e de nos acompanhar nas nossas redes sociais.

Pensa em fazer acordo extrajudicial, ou prevenir riscos através de consultoria jurídica especializada? Procure um Advogado Especialista em Direito Médico para avaliarmos o seu caso!

Autoria: Isabela Moitinho de Aragão Bulcão; Revisão: Camila Beatris Zeferino.

assessoria jurídica médica

Você pode sofrer processos mesmo não tendo errado na sua técnica

Saiba mais
defesa prévia

Você sabe o que é defesa prévia? Defesa prévia é o

Saiba mais
recomendações jurídicas para 2024 para a área da saúde

Se você procura recomendações jurídicas para 2024, está no lugar certo!

Saiba mais
assessoria jurídica médica

Você pode sofrer processos mesmo não tendo errado na sua técnica

Saiba mais
defesa prévia

Você sabe o que é defesa prévia? Defesa prévia é o

Saiba mais
recomendações jurídicas para 2024 para a área da saúde

Se você procura recomendações jurídicas para 2024, está no lugar certo!

Saiba mais
defesa de dentista

Vamos falar um pouco sobre Defesa de Dentista Não há como

Saiba mais

NEWSLETTER

Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdos atuais sobre biodireito, bioética e direito da saúde

POPULARES

seers cmp badge
×