erros comuns nas redes sociais podem causar muito problemas ao médico em sua publicidade médica

Erros comuns nas redes sociais: você comete algum deles?

Erros comuns nas redes sociais: você comete algum deles?

Se você é médico(a) e utiliza suas redes sociais para fazer publicidade, saiba que você corre um grande risco de sofrer um processo ético se estiver fazendo publicidade médica antiética.

Isso, de fato, não é conversa de Advogada, mas sim a realidade, já que o Conselho Regional de Medicina é o mais rígido de todos os Conselhos da área da saúde quando o assunto é publicidade.

E não pense que publicidade é só algo distante da sua realidade, já que para o Conselho Federal de Medicina, publicidade médica é qualquer comunicação do(a) médico(a) com o público em geral, e até o material impresso da sua clínica tem que seguir regras de publicidade médica.

Hoje vamos trazer três erros comuns que frequentemente vemos nas redes sociais dos(as) médicos(as).

Erros comuns nas redes sociais: Erro 01:

Postar fotos com paciente – mesmo que o seu paciente tenha autorizado, você não pode postar fotos com ele. E não utilize jamais a hashtag “foto autorizada pelo paciente”, essa hashtag facilita a vida dos Conselhos Regionais de Medicina, pois fazem a busca por ela e “pegam” os médicos que fazem postagens de pacientes.

Orientação: O mesmo se aplica para o Repost de paciente. Os Conselhos Regionais de Medicina entendem que Repost é post.

Portanto cuidado quando o seu paciente postar no perfil dele foto com você. Mesmo que sinta vontade de repostar essa foto, não reposte. Se você se sentir constrangido, achando que o seu paciente espera que você reposte, comunique ao seu paciente que o motivo de você não repostar é que o seu Conselho não permite. Assim você mantém a sua boa relação com o seu paciente e não aumenta os seus riscos jurídicos.

Sabe por que você não pode postar foto com o seu paciente? O Conselho entende que pode ser  autopromoção e prática de concorrência desleal, o que é vedado pelo Manual de Publicidade Médica.

Erros comuns nas redes sociais: Erro 02:

Postar fotos de antes e depois – esse erro é um clássico.

E as especialidades que mais erram nesse ponto são dermatologia e cirurgia plástica, mas hoje vemos diversas especialidades postando não só o antes e depois, como o durante. Esses erros comuns nas redes sociais podem ser evitados caso o(a) médico(a) foque em conteúdo informativo.

Vamos te contar por que não pode postar fotos de antes e depois.

O Manual de Publicidade Médica é claro e taxativo nesse ponto. O médico NÃO pode postar fotos de antes e depois, pois pode gerar promessa de resultado, além de autopromoção e concorrência desleal.

Erros comuns nas redes sociais: Erro 03:

Não colocar nas postagens ou na Bio o número do CRM e do RQE, se for especialista e desejar divulgar a sua especialidade.

Orientação: se você não possui RQE (registro de qualificação de especialista) não pode usar nenhum termo que remeta a determinada especialidade.

Não pensem que somos antiquadas por pontuar esses erros. O que pretendemos é pontuar de forma simples o que diariamente observamos nas redes sociais.

Querem um conselho?

Na verdade não se trata de um conselho, e sim de uma orientação jurídica de Advogadas Especialistas em Direito Médico, acostumadas a ver as consequências dos problemas com publicidade médica em desconformidade com o que o Conselho Federal de Medicina impõe.

Sim, é uma imposição, mesmo que vocês não concordem, e muitas vezes nem a gente, mas é o que o seu Conselho determina.

Adequem suas redes sociais às normas do Conselho Federal de Medicina, para que não corram o risco de terem que apagar todo o conteúdo da rede social de uma só vez e responder um processo ético por publicidade antiética, que em alguns casos gera até a cassação do médico.

Não sabe como fazer?

Entre em contato conosco, estaremos honradas em  poder ajudá-lo a fazer publicidade de forma ética.

Autoria: Camila Beatris Zeferino

Revisão: Isabela Moitinho de Aragão Bulcão

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