Redes sociais e cirurgiões dentistas. Foi-se o tempo em que a divulgação dos serviços odontológicos era feita exclusivamente por meio de anúncios em jornais, revistas, rádios e televisão.
Hoje, com o avanço tecnológico e a massificação das redes sociais o cirurgião-dentista, para não ficar atrás e aproveitar a facilidade e o alcance das mídias sociais, pode divulgar através das redes sociais e websites sua clínica ou consultório.
Podem ser divulgados também assuntos odontológicos que apresentem conteúdos relevantes e atuais.
E tudo isso com objetivo de propagar informação e gerar valor, uma vez que a utilização de redes sociais atrai visitantes que poderão ser convertidos em clientes, desde que respeitados os preceitos do Código de Ética Odontológico e o Código de Defesa do Consumidor.
Redes sociais e cirurgiões dentistas – o problema da publicidade indevida
Entretanto, para que o cirurgião-dentista não tenha problemas com publicidade indevida, antiética, ilegal e imoral e possa ampliar seus horizontes por meio da comunicação online, deve tomar alguns cuidados.
Deve-se então se atentar às redes sociais e cirurgiões dentistas.
Isso inclui, por exemplo: separar o perfil profissional do pessoal nas redes sociais, divulgar imagens de antes e depois com responsabilidade, isso para não criar no consumidor/paciente expectativas falsas.
Vale dizer que os cirurgiões-dentistas não podem postar o “durante” do procedimento, apenas o antes e depois. Este é o entendimento do CFO.
Também não se deve dar garantia de resultado, pois assim comprometerá a sua atuação profissional com processos e indenizações por não conseguir atingir a expectativa dos pacientes.
Portanto, uma publicidade ética pode ser bastante eficiente ao cirurgião-dentista, que deve estar atento não só aos aspectos técnicos da sua profissão, mas também aos aspectos éticos e civis.
Autoria – Redes sociais e cirurgiões dentistas
Camila Beatris Zeferino
Advogada de direito médico, odontológico e da saúde, sócia do escritório Bulcão e Zeferino e especialista em Direito Médico e Hospitalar.
Clique aqui para currículo completo.
Fonte bibliográfica:
CROSP.