Advogados. Eu sou advogada, mas convivo com alguns engenheiros na minha vida, como meu irmão, uma das minhas melhores amigas, meu sogro, dentre outros.
Todos eles tem algumas características em comum:
- são metódicos;
- são organizados;
- são acostumados a trabalhar com etapas e procedimentos.
Às vezes pode-se pensar que os advogados são o oposto disso, porque os processos demoram, e muitos advogados não dão notícias com frequência sobre eles.
Entretanto, os advogados são sim, assim como os engenheiros, metódicos, organizados e acostumados a trabalhar com etapas e procedimentos. Ou pelo menos nós somos assim aqui no Bulcão & Zeferino!
Essas características na verdade ajudam na organização de prazos processuais, comparecimento em audiências etc.
E quando se fala nisso em relação à consultoria jurídica, tem-se ainda mais benefícios, pois aí o advogado irá analisar, juntamente com o cliente, todos os procedimentos da sua cadeia de atendimento, pontuando os riscos visando ações para minimiza-los.
Advogados, engenheiros e profissionais da saúde
Será então que profissionais da saúde tem estas mesmas características dos engenheiros e advogados?
Geralmente em relação à ciência, sim, acredito que muitos de vocês sejam metódicos, organizados, acostumados a procedimentos.
Mas e em relação à formalização deles?
Esse é o ponto que normalmente vemos os problemas surgirem, pois vocês, tão organizados em relação aos atendimentos, não passam para o papel tudo que precisam para prevenir riscos jurídicos.
E é aqui que precisam admitir que precisam de ajuda, e mudar estes hábitos, tão ruins à saúde jurídica da sua atuação como profissional.
Procure auxílio jurídico para melhorar o planejamento da sua clínica ou consultório!
Não se pode dar conta de tudo!
É certo que com a aplicação do Código de Defesa do Consumidor às relações médico-paciente existe um risco aumentado de conflitos, processos.
Com isso, nasce a necessidade de prevenção de riscos, que é o que todo Hospital ou Clínica mais atualizado vem fazendo, inclusive quanto aos riscos da proteção aos dados dos pacientes, tendo em vista a Lei Geral de Proteção de Dados.
Não se esqueça de que embora muitos de nós tenhamos características parecidas, não podemos atuar com segurança em todas as frentes e profissões ao mesmo tempo.
Portanto, deixemos que vocês cuidem do risco do paciente enquanto a gente cuida do risco jurídico da sua profissão.
Combinado?