Contratação de serviços de saúde
Você já pensou que o próprio paciente tem um papel fundamental na legalidade dos estabelecimentos de saúde?
É o paciente que tem o poder de contratação do profissional de saúde, e ele não só pode como deve fiscalizar o local que será atendido.
Ele também pode denunciar os profissionais e o estabelecimento, caso as regras sanitárias e do consumidor não estejam sendo cumpridas, ou em casos de ocorrência de danos à sua saúde.
Um paciente bem informado certamente seleciona os bons profissionais do mercado, já que não deixa de verificar as credenciais de cada profissional antes de visita-lo.
Assim, fundamental que antes daquele procedimento que você quer fazer com o profissional de saúde, faça uma verificação apurada do local e do profissional:
1) Verifique se o profissional e a clínica tem REGISTRO no respectivo Conselho Profissional – hoje em dia temos visto muitos falsos profissionais, por isso é importante que você se certifique de que o profissional que está te atendendo é realmente qualificado;
2) Verifique se o profissional tem processos na Justiça, e por quais motivos – desta forma você pode ficar ciente dos riscos de alguns procedimentos e como profissional se porta diante de adversidades;
3) Verifique se o estabelecimento possui licença sanitária e alvará de funcionamento – isto é fundamental, afinal há risco de infecções e outros problemas em locais com higiene e equipamentos inadequados;
4) Verifique como é a higiene do local – já no local, verifique se tudo está de acordo, mesmo que o estabelecimento tenha licença. Por exemplo, é importante notar se o profissional está com o jaleco limpo, se os equipamentos são descartáveis, ou esterilizados etc.;
5) Verifique se o profissional possui conhecimento e registro na respectiva especialidade que atua;
6) Verifique se o profissional se mostra aberto a te oferecer estas informações, bem como contrato de prestação de serviços e termos de consentimento.
7) Pense na sua segurança (segurança do paciente).
Se todos buscarem informações relevantes sobre contratação de serviços de saúde e os profissionais que os atendem, certamente isso dará menos espaço para oportunistas, falsos profissionais, e menor chance de dano ao paciente.
Assim, quem decide pela contratação de serviços de saúde no setor privado é o paciente, e ele precisa saber utilizar este poder em seu benefício para selecionar bons profissionais.