Ícone do site Bulcão e Zeferino Advocacia Médica e da Saúde

Anúncio, Propaganda e Publicidade em Odontologia, como fazer?

publicidade em odontologia

Publicidade em Odontologia.

Frequentemente nos deparamos, principalmente fora da cidade de São Paulo, com outdoors, jornais, revistas e outros meios de comunicação onde cirurgiões-dentistas divulgam os serviços que prestam.

Entretanto a publicidade, o anúncio e a propaganda feitas por estes profissionais muitas vezes estão em desacordo com as normas contidas na Lei nº 5081/1966, que regula o exercício da Odontologia no Brasil, no Código de Ética Odontológico, nas resoluções e pareces do Conselho de Classe e no Código de Defesa do Consumidor.

Sim!! Código de Defesa do Consumidor, você leu certo.

O Código de Defesa do Consumidor é aplicado às relações do cirurgião-dentista com seus pacientes por se tratar de uma relação de prestação de serviços, onde o cirurgião-dentista figura como fornecedor de serviços, o paciente como consumidor e o atendimento/tratamento é a prestação de serviço. Assim, é certo que há relação de consumo entre paciente e cirurgião-dentista.

Feita essa digressão, voltemos ao tema desse artigo: publicidade em odontologia

Observa-se nas últimas décadas o considerável aumento de cirurgiões dentistas que entraram e entram no mercado de trabalho, e diante desse aumento é preciso divulgar seu trabalho de forma atraente e correta, de modo que estabeleçam uma comunicação com os pacientes, o que começa na publicidade em odontologia.

Sendo assim, a publicidade, o anúncio e a propaganda podem ser feitas, sim, desde que atendam às determinações legais e éticas da Odontologia.

Os cirurgiões-dentistas devem tomar cuidado para que suas propagandas não induzam seus pacientes ao erro divulgando benefícios irreais, por anúncios irregulares, ilícitos ou imorais, com uso de imagens antes e depois, anunciando modalidades de pagamento e gratuidade de serviços ou outras formas que impliquem na comercialização da Odontologia.

Por fim, para que não cometam nenhuma infração ética ou legal o cirurgião-dentista deve seguir estritamente o que dispõe a Lei nº 5.081/66, o Código de Ética Odontológica, o Código de Defesa do Consumidor.

Autoria:

Camila Beatris Zeferino

Advogada de direito médico, odontológico e da saúde, sócia do escritório Bulcão e Zeferino e especialista em Direito Médico e Hospitalar.

Clique aqui para currículo completo.

Fonte bibliográfica:

Lei n. 5.081 de 24 de agosto de 1966.

Código de Ética Odontológica.

Código de Defesa do Consumidor.

CRO-GO.

 

Gostou de saber sobre publicidade em odontologia? Leia também:

Confira 8 direitos dos cirurgiões-dentistas garantidos pelo Código de Ética Odontológica

Para atuar de forma a reduzir riscos jurídicos é preciso engajamento

Sair da versão mobile