o médico tem que ter ciência de que as denúncias contra médicos tem aumentado. é preciso prevenir estes riscos, e evitar que o paciente pesquise como denunciar um médico no CRM

“Como denunciar um médico no CRM”: será que o seu paciente pesquisa isso no Google?

Como denunciar um médico no CRM.

***AVISO AOS PACIENTES: Antes de entrar no tema, se você é paciente e achou este texto porque quer denunciar um médico no CRM, entre em contato conosco clicando aqui, que avaliaremos a possibilidade de conversar com este médico sobre acordo extrajudicial. Nem sempre todos os casos precisam de processo, e nós podemos te orientar a fazer a melhor escolha no seu caso, sem precisar pesquisar como denunciar um médico no CRM***.

Você sabia que as denúncias contra médicos no CRM estão crescendo cada vez mais? Seu paciente pesquisa como denunciar um médico no CRM!

Com a velocidade da informação, há também uma facilidade maior de buscar respostas, e com isso os pacientes buscam bastante no Google “como denunciar um médico no CRM”, nos casos em que entende que não foi bem atendido, ou houve erro.

E uma vez que esta denúncia é feita, mesmo que o paciente depois decida não acompanha-la, o Conselho Regional de Medicina dará andamento à sindicância ou processo ético se achar que existem sim indícios de infração ética.

Ou seja, o estrago está feito, e você terá que acompanhar esta sindicância até o seu arquivamento ou este processo ético até o julgamento final, inclusive com recursos, se houver.

Você sabe como reduzir estes riscos de processo ético? (o seu paciente não vai precisar pesquisar como denunciar um médico no CRM!)

  1. Converse com o seu paciente, ouça as suas queixas e deixe abertura para críticas. Assim você saberá o que ele está pensando e pode tentar um acordo, a depender do caso. Sabemos que ouvir críticas é difícil, mas também faz parte de lidar com pessoas, e especialmente quando estas pessoas estão vulneráveis, precisando de um médico, muitas vezes por doença. Procure empatizar, e se não for possível, delegue esta função a uma Advogada Especialista em Direito Médico para avaliar o caso e tentar um acordo com o paciente. Mesmo que o acordo não possa impedir definitivamente um processo ético, pode vir a impedir um processo civil;
  2. Pense na experiência do paciente desde que entra na sua clínica até quando sai, bem como o pós venda. Paciente que se sente abandonado geralmente processa. É preciso deixar tudo muito claro ao paciente, e também sugere-se fazer o acompanhamento posterior, mesmo em caso de problemas. Mas lembre-se: evite consultas por whatsapp. Muitas vezes os pacientes juntam as conversas nos processos, e de acordo com o Conselho Federal de Medicina, não é possível prescrever via whatsapp, algo que vem sendo muito comum na prática médica. Isso pode te trazer problemas! Procure utilizar a telemedicina como aliada nestas situações e registre tudo em prontuário;
  3. Garanta a autonomia de decisão dos seus pacientes, mas documente tudo. Quando você divide a decisão, o paciente se sente incluído, pois afinal é a vida dele, mas também ele assume ali um pouco da responsabilidade. Para que ele faça isso de forma efetiva, é preciso muita informação (e documentação). É importante ter os termos de consentimento adequados a cada tratamento, e aplica-los também de maneira adequada. Não erre nisso, ou poderá sofrer, além de um processo ético por não informar adequadamente ao paciente, um processo civil por falha no dever de informar.

Como denunciar um médico no CRM. Gostou destas dicas relevantes sobre assessoria jurídica especializada?

Em caso de conflitos com pacientes, procure orientação jurídica adequada. Trazer alguém de fora, que possa resguardar os seus direitos com seriedade e especialização é um importante passo na resolução destes conflitos de maneira a minimizar danos para todos.

Afinal, o objetivo do(a) médico(a) é prestar a melhor assistência ao paciente, e quando isso não ocorre, pode trazer muita frustração para todos, mas faz parte do risco da profissão. Por isso, deve ser bem manejado.

Já aprendeu as nossas orientações para que o seu paciente não pesquise no Google como denunciar um médico no CRM?

Marque uma consulta com um advogado especialista em direito médico e com certeza te ajudaremos a construir uma atuação mais segura.

Autoria: Isabela Moitinho de Aragão Bulcão; Revisão: Camila Beatris Zeferino.

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