Ícone do site Bulcão e Zeferino Advocacia Médica e da Saúde

5 motivos para contratar uma assessoria jurídica especializada

assessoria jurídica especializada

Você tem 5 motivos para contratar uma assessoria jurídica especializada

Não ache que estes são os únicos motivos, pois diariamente demonstramos aos nossos clientes como é bom ter uma assessoria jurídica especializada.

Isso porque os riscos e problemas não são estáticos, assim como a medicina e odontologia não são. São muitos pacientes, diferentes personalidades, casos mais desafiadores ou não.

O que é muito importante?

Que você entenda que a área da saúde mudou, e que hoje você fazendo as mesmas coisas de 10 anos atrás tem o risco de processo enormemente aumentado.

Por isso lembre-se que você tem mil motivos para contratar uma assessoria jurídica especializada, mas vamos listar 5 para começar a te informar mais sobre o tema:

1️⃣ Evitar processos judiciais

Este é o mais óbvio de todos, pois de fato, prevenir é melhor do que remediar, e tendo uma assessoria jurídica especializada você pode evitar processos, pois evitará as causas que levam as pessoas a processarem.

E quais são essas causas? Falha na comunicação com o paciente é a mais comum, por exemplo, inexistência de procedimentos e documentos necessários para garantir que o paciente foi bem informado acerca das suas decisões da saúde.

2️⃣ Organizar a documentação da sua clínica

Ter documentos específicos ajudam a sistematizar o atendimento e organiza-lo. Documentos essenciais como Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Receituário, Prontuários, Contratos de Prestação de Serviços, dentre outros, podem ser muito interessantes para uma relação médico-paciente saudável.

Organizando a sua documentação você deixa o seu paciente mais feliz, sistematiza o processo, de modo que se você expande a sua clínica, e já existe um sistema implementado, fica mais fácil para todos seguirem, e ainda previne riscos.

3️⃣Estar em dia com o seu Conselho de Classe

Ações antiéticas realizadas por profissionais, muitas vezes sem nem mesmo ter conhecimento, levam a dor de cabeça desnecessária e custos com sindicâncias e processos éticos profissionais.

Um grande exemplo é a publicidade em redes sociais. Não é incomum recebermos médicos ou cirurgiões-dentistas sofrendo processos éticos por serem denunciados por seus colegas por publicidade antiética.

Muitas desses vezes você nem sabe que o que estava postando era antiético, ou achou que não ia dar problemas. Isso gera anos de dor de cabeça na defesa do processo ético e adequação da publicidade, se não quiser ser processado de novo.

4️⃣Ter um advogado para chamar de seu

Todos nós temos problemas, mas ter um “resolvedor de problemas” oficial para te ajudar em momentos de crise traz mais segurança para a sua atuação (e você pode focar mais no seu paciente).

Acredite, isso não é luxo! Isso é uma necessidade nos tempos atuais, onde cada profissional se voltou especificamente à sua área, tornando-se especialista. Isso faz com que necessite de assessoria em áreas que não domina o conhecimento.

5️⃣Profissionalizar a sua atuação

Documentar às vezes pode ser visto como burocratizar, mas efetivamente não é. Aprender a seguir certos fluxos documentando a sua relação com o paciente traz maior profissionalização e segurança para ambas as partes. O combinado geralmente não sai caro!

Fica a dica: procure um advogado especialista em direito médico e odontológico e contrate assessoria jurídica especializada!

Autoria: Isabela Moitinho de Aragão Bulcão; Revisão: Camila Beatris Zeferino.

Sobre assessoria jurídica especializada leia também:

Quer ser processado? Siga estes 11 passos que fizemos

20 dicas do que pode e não pode em publicidade para médicos

Processo Ético-Profissional: Proteja Sua Carreira com Nossa Assessoria Especializada

Consultoria Jurídica Para Médicos

Consultoria Jurídica para Cirurgião-Dentista

Consultoria Jurídica para Clinicas e Hospitais

Sair da versão mobile