Publicidade ética. Como nossa área é especializada em direito médico, vemos muitas agências especializadas em marketing médico e da saúde.
Mas você deve se perguntar se as agências estão realmente preparadas para assumir essa função de atuar de acordo com a ética médica, já que a falta de ética na publicidade gera processo perante o CRM e pode comprometer a sua profissão.
Para ser realmente especialista em marketing médico precisa entender de ética médica e, principalmente, não fazer publicidade antiética, expondo o médico a riscos.
Qual a importância da ética? Agindo com ética nas suas publicidades, você não estará prometendo algo que não possa cumprir aos seus pacientes, além de não trazer uma concorrência desleal aos seus colegas.
Assim, manter um comportamento ético é fundamental para você na sua profissão médica.
Sabemos que existem muitos ótimos profissionais que prezam por este cuidado com o cliente, e este texto aqui não tem como objetivo criticá-los. Pelo contrário, o fato deles efetivamente prezarem por esta especialização os faz mais adequados a prestar serviços para você.
Mas também, por outro lado, vemos diversos outros profissionais sem qualquer preparo, que sequer leram direito o Manual de Publicidade Médica, e não sabe termos fundamentais, como por exemplo, o que é a CODAME. Tem muitos profissionais atuando em desconformidade com a norma, muitas vezes por simples desconhecimento.
OBS. CODAME é a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos, responsável em fiscalizar a publicidade médica e orientar os médicos sobre publicidade ética.
O médico acredita que por se tratar de uma agência/pessoa especializada em marketing médico, saberá fazer a sua publicidade ética, embora essa premissa não seja sempre verdadeira.
Portanto, para publicidade ética, o passo inicial é a escolha de qual profissional de marketing contratar para a sua clínica.
Checklist da publicidade ética
✅Para isso, preparamos um checklist para que você possa conferir se sua agência de marketing, ou profissional está te trazendo pacientes e uma dor de cabeça junto.
Lembre-se que apenas perguntar não é algo recomendável, já que muitos se dizem especialista sem ser. É preciso que você tenha o mínimo de conhecimento sobre publicidade ética para que possa realmente saber se o seu agente de marketing entende do assunto.
Cumpre ressaltar que o checklist é apenas algo inicial, para que vocês possam ter uma ideia do que tem que ser corrigido.
Entretanto, temos muito mais regras de publicidade ética e a pesquisa tem que ser muito mais profunda para evitar problemas.
Vamos ao checklist:
1️⃣As suas publicações/perfis não possuem o seu nome, especialidade, número do CRM e RQE?
2️⃣Você tem feito sorteios ou parcerias com empresas?
3️⃣Faz promoções e disponibiliza os valores de consultas ou procedimentos nas redes sociais?
4️⃣Posta informação ou faz procedimento sem comprovação científica?
5️⃣Posta fotos de pacientes satisfeitos, identificando-os, antes e depois fora dos critérios da CODAME, ou até mesmo mensagens de satisfação destes pacientes, mais de 2 vezes por semestre?
❌Se a sua agência de marketing, ou até você mesmo faz ou aprova as postagens nos termos acima, você precisa se preocupar e muito, ler o Código de Ética Médica, o Manual de Publicidade Médica e procurar uma consultoria jurídica especializada para especificar os seus riscos éticos, de responsabilidade civil e defesa do consumidor.
Se você é um profissional de marketing e quer atuar mais na área de publicidade médica, nós advogados especialistas em direito médico podemos te ajudar a fazer campanhas mais seguras oferecendo consultoria jurídica voltada às agências, para que seu cliente se sinta seguro e satisfeito com uma publicidade produzida com riscos reduzidos.
Dessa forma todos ganham: o médico, por reduzir os seus riscos e os profissionais de marketing e advogados por terem clientes satisfeitos, mais segurança e tranquilidade.
Viu como é fácil ter uma publicidade ética? Sabendo os requisitos e tendo bons profissionais ao seu lado, você conseguirá ter clientes no seu consultório sem correr riscos absurdos.
Lembre-se que o novo Manual de Publicidade Médica permite denúncia anônima, então entendemos que agora na verdade as denúncias de publicidade vão aumentar, não diminuir, porque quem denuncia não precisará mais se identificar.
Basta enviar uma denúncia à CODAME do CRM de atuação do médico, e essa abrirá uma fiscalização. Constatado que o médico não faz publicidade ética, a CODAME tomará as providências cabíveis, que pode ser desde uma convocação para esclarecimentos, como também a abertura de uma sindicância.
Portanto, você deve ficar atento(a)! Afinal, quem responde perante o CRM é você, não o seu agente de marketing!
Referências sobre publicidade ética:
CFM. Manual de Publicidade Médica.
Caso tenha dúvidas na contratação de serviços de marketing e publicidade ética, entre em contato conosco!
Autoria: Isabela Moitinho de Aragão Bulcão; Revisão: Camila Beatris Zeferino.