Muitas vezes quando conversamos com médicos nos damos conta de quão despreparados vocês estão quanto aos riscos jurídicos do médico.
Não é incomum o desconhecimento de normas e procedimentos legais e a prática sem nenhuma documentação que possa ajudar em casos de problema.
Por isso temos tomado como missão a conscientização destes profissionais, para que eles possam utilizar os serviços jurídicos que oferecemos como um apoio à sua atuação, evitando riscos desnecessários.
Riscos jurídicos do médico são uma realidade importante
Sim, a atuação médica, odontológica, de enfermagem e outras áreas da saúde estão repletas de riscos jurídicos.
No momento estamos falando dos riscos jurídicos do médico, mas isso pode se aplicar a qualquer profissão da saúde.
Portanto, listamos apenas 5 para vocês pensarem mais no assunto:
1) Prontuário mal redigido ou em branco;
2) Falta de termo de consentimento livre e esclarecido para procedimentos;
3) Falta de contrato de trabalho e termo de confidencialidade com a secretária e outros colaboradores da clínica;
4) Uso inadequado das redes sociais;
5) Prontuário informatizado sem a certificação de segurança adequada (nível 2).
Como posso mudar esta realidade e me prevenir dos riscos jurídicos do médico?
Você quer saber se você corre estes riscos, além de outros, na sua atuação profissional?
Muitos médicos, mesmo quando informados sobre estes riscos, não tomam uma atitude para resolvê-los antes do problema se instalar.
Um exemplo do que vemos como comum é o médico começar a trabalhar em uma clínica sem checar se ela tem o registro adequado no CRM, ou na Vigilância Sanitária, ou até mesmo o cadastro no CNES.
Com a fiscalização do CRM vemos muitos médicos que trabalharam por curtos períodos em clínicas irregulares, ou até mesmo clandestinas, responderem a processo ético juntamente com o diretor técnico do local.
Por vezes, o local sequer tem diretor técnico, e a publicidade antiética tem trazido muitos processos éticos.
E se a fiscalização for da Vigilância Sanitária, esta pode inclusive interditar o local, ficando o médico sem local para trabalhar, e sem explicações aos seus pacientes. Além disso, o médico pode ainda ser enquadrado em crime sanitário.
Portanto, não se pode deixar de levar a sérios os riscos jurídicos do médico.
Por isso oferecemos consultoria jurídica especializada na área médica, para identificar estes riscos que você sequer sabe que está correndo, o que é muito comum de acontecer.
Justamente por lidar diariamente com as dores que um processo causa e sabermos que pequenas mudanças diárias na forma de agir, nos procedimentos realizados, fazem uma grande diferença na prática, temos expertise para verificar os pontos fracos da sua atuação.
Sempre salientamos que se você sabe do risco, e mesmo assim decide atuar desta maneira, tudo bem. Não há nada de errado em assumir alguns riscos na sua atuação. Entretanto, o problema surge quando você assumiu riscos desconhecidos, e quando a conta vem, ela chega alta demais.
Solicite uma consulta jurídica com um Advogado Especialista em Direito Médico, e com base nas informações preliminares acerca dos problemas mais comuns nas práticas de saúde, podemos trazer elementos para iniciar uma mudança positiva na sua prática.
Com base nestas informações, poderemos verificar qual tipo de assessoria jurídica você precisa, com um orçamento para prestação dos serviços jurídicos adequados às suas necessidades específicas, para correção destes riscos jurídicos do médico.
Que tal dar um passo em favor da prevenção de riscos jurídicos na área da saúde?
Procure um advogado especialista para te ajudar!