Marca
De antemão, o sucesso da sua clínica ou do seu consultório dependem da relevância e importância da sua marca.
Em outras palavras, a sua marca representa a experiência que os profissionais que atuam na sua clínica ou em seu consultório proporcionam aos seus clientes/pacientes, é a personalidade da sua empresa e agrega valor ao seu negócio, chamando a atenção do seu público alvo.
Dessa forma, podemos afirmar que ela é a identidade do seu produto, da sua clínica ou do seu modelo de negócio e é essa identidade que visual que chama a atenção das pessoas que você, como profissional da saúde, busca, razão pela qual deve receber um cuidado especial, pois ela pode ser utilizada por outra pessoa ou empresa.
E sendo utilizada em outra clínica esta certamente irá se beneficiar do conceito e prestígio que você criou no seu nicho de trabalho.
E nessa situação o que pode ser feito para preservar a sua marca?
Às vezes nada além da judicialização e mesmo assim você pode perder o direito de utilizá-la.
Mas há maneiras de evitar este tipo de situação.
É certo afirmar que o registro da sua marca assegura a você utilizá-la de forma exclusiva no seu nicho profissional e em todo território nacional pelo período de dez anos, podendo ser sucessivamente prorrogada por igual período, evitando assim que sua clínica ou consultório sejam alvos de concorrência desleal.
Então, se você não quer correr o risco de que, de uma hora para outra, tenha que deixar de utilizar a sua marca e ver todo o esforço empreendido para criação e sucesso desta caírem por terra, adote as medidas necessárias e registre sua marca.
Autoria: Camila Beatris Zeferino; Revisão: Isabela Moitinho de Aragão Bulcão.
Leia mais:
5 riscos jurídicos do médico que você não imagina estar correndo