Ícone do site Bulcão e Zeferino Advocacia Médica e da Saúde

Compliance da saúde não é gasto, é custo da sua clínica!

compliance da saúde

Compliance da saúde. Quando você pensa em abrir uma clínica, certamente você pondera os custos, gastos e despesas que isso irá gerar, tais como locação de espaço, recepcionista ou outros profissionais necessários, materiais, contador etc.

Tudo isso entrará como custo, gasto ou despesa para a sua clínica, e deve ser considerado no seu orçamento. Para saber a diferença entre custo, gasto e despesa clique aqui.

No caso do serviço jurídico de consultoria, pensando em compliance da saúde, ele entrará como custo, e não gasto, pois você terá um benefício dele, que é o de evitar maiores problemas e gastos enormes com a judicialização.

É algo inerente ao próprio funcionamento da clínica, embora muitas vezes os profissionais não percebam até se verem envolvidos em um problema de grande porte.

A importância da consultoria jurídica e compliance da saúde

A área da saúde é vista como uma área com pouco formalismo, pois, de fato, é muito dinâmica. Entretanto, ignorar os riscos jurídicos não faz com que eles não aconteçam. Muito pelo contrário!

Incluir a consultoria jurídica mensal na área de compliance da saúde como um custo da sua clínica vai ter trazer maior respaldo técnico e menos gastos inesperados.

E acredite, até os pacientes se sentirão mais seguros, pois saberão que os seus direitos serão respeitados, e que se tiverem algum desentendimento, podem recorrer à clínica sem necessidade de judicialização.

Também há uma melhora significativa na relação com os profissionais envolvidos, pois agora todos saberão efetivamente quais os seus direitos e obrigações, mediante contrato. E formalizar isso é muito importante.

Toda essa preocupação com compliance da saúde e experiência do paciente não é em vão, a consultoria jurídica faz parte disso.

E deve iniciar com a alta gestão da clínica, não com os subordinados. Somente a implementação de cima para baixo poderá ser efetiva para trazer resultados, pois a cultura da sua empresa deve mudar, trazendo mais segurança a todos.

Portanto, quando você estiver fazendo o planejamento da sua clínica, não se esqueça de incluir o custo da consultoria jurídica, e procure um (a) advogado (a) especializado para te acompanhar nesta jornada!

Vamos fazer um plano de trabalho?

Autoria: Isabela Moitinho de Aragão Bulcão

Advogada de direito médico, odontológico e da saúde, sócia do escritório Bulcão & Zeferino, especialista em Direito Médico e Hospitalar.

Leia também: Adianta fazer Termo de Consentimento?

Sair da versão mobile