principios bioeticos

Princípios Bioéticos

Princípios Bioéticos

Princípios bioéticos. A biomedicina e a biotecnologia vêm ganhando espaços antes inimagináveis. À medida que a ciência avança, também avançam os conflitos, de modo que é necessário criar mecanismos éticos e jurídicos para regular tais situações. Daí os princípios bioéticos.

A bioética age como importante instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana ao ressaltar aspectos necessários ao bom desenvolvimento da atividade médica e de pesquisa.

Princípios Bioéticos: conceito da Bioética

O conceito de bioética nasceu do norte-americano Van Rensselaer Potter no início da década de 1970. A sua maior preocupação era de que a pesquisa científica poderia ter um fim tanto positivo quanto negativo para a humanidade.

O uso dos princípios bioéticos pelos profissionais traz assim aspectos bastante positivos para a boa prática médica, e vem ganhando relevância na atuação diária na área da saúde.

Inicialmente foram criados três princípios éticos pelo Informe Belmont: 1) autonomia (respect for persons); 2) beneficência (beneficence) e 3) justiça (justice).

Após, “a esses três princípios Tom L. Beauchamp e James F. Childress acrescentaram outro, em obra publicada em 1979: o princípio da ‘não-maleficência’ (…)”.

Os princípios bioéticos então passam a ser utilizados com a preocupação de trazer a ética para as pesquisas científicas, tendo em vista os abusos anteriormente cometidos.

Portanto, são estes os quatro princípios bioéticos que devem ser utilizados como parâmetro para as práticas biomédicas.

Ressalte-se que tais princípios devem ser harmonizados com outros princípios gerais e constitucionais existentes no Ordenamento Jurídico Brasileiro.

Desse modo, percebe-se que ao longo da atuação médica o profissional irá se defrontar com diversos conflitos de direitos e princípios devendo, como intérprete, fazer o melhor juízo de valor no caso concreto, sempre buscando a maneira mais ética e constitucional nas suas decisões.

Sabemos que nem sempre as decisões sobre o quadro de saúde dos pacientes é fácil, gerando dilemas bioéticos importantes. Por isso, além de contar com a ajuda de profissionais médicos e multidisciplinares para resolver estes conflitos, recomenda-se também procurar um Advogado Especialista de Direito Médico, que pode te ajudar a contextualizar a situação do ponto de vista dos riscos jurídicos das decisões.

Portanto, além das Leis, deve o profissional estar atento aos princípios ligados à sua atividade, procurando atuar sempre em conformidade com estes, mas com o cuidado que isso requer.

Autoria:

Isabela Moitinho de Aragão Bulcão

Advogada de direito médico, odontológico e da saúde, sócia do escritório Bulcão & Zeferino, especialista em Direito Médico e Hospitalar.

 

REFERÊNCIAS:

Baseado na monografia apresentada para a conclusão da Pós-Graduação em Direito Médico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito.

LUCATO, Maria Carolina; RAMOS, Dalton Luiz de Paula. Bioética – histórico e modelos. In: RAMOS, Dalton Luiz de Paula Ramos (Org.). Bioética: pessoa e vida. São Caetano do Sul/SP: 2009, p. 17.

BARBOZA, Heloisa Helena. Princípios do Biodireito. In: BARBOZA, Heloisa Helena; BARRETTO, Vicente de Paulo (Org.). Novos temas de biodireito e bioética. Rio de Janeiro: Renovar, 2003, p. 55.

SEGRE, Marco. O princípio da autonomia. In: AZEVEDO, Álvaro Villaça; LIGIERA, Wilson Ricardo (Coord). Direitos dos pacientes. São Paulo: 2012, p. 161.

ANGHER, Anne Joyce (Org.). Vade Mecum Acadêmico de Direito Rideel. São Paulo: Rideel, 2012, p. 344.

CFM.

Leia também:

5 riscos jurídicos que você não imagina estar correndo

Adianta fazer Termo de Consentimento?

defesa prévia

Você sabe o que é defesa prévia? Defesa prévia é o

Saiba mais
recomendações jurídicas para 2024 para a área da saúde

Se você procura recomendações jurídicas para 2024, está no lugar certo!

Saiba mais
defesa de dentista

Vamos falar um pouco sobre Defesa de Dentista Não há como

Saiba mais
defesa prévia

Você sabe o que é defesa prévia? Defesa prévia é o

Saiba mais
recomendações jurídicas para 2024 para a área da saúde

Se você procura recomendações jurídicas para 2024, está no lugar certo!

Saiba mais
defesa de dentista

Vamos falar um pouco sobre Defesa de Dentista Não há como

Saiba mais
dentista pode recusar atendimento?

Você Dentista pode recusar atendimento? Esta é uma pergunta frequente entre

Saiba mais

NEWSLETTER

Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdos atuais sobre biodireito, bioética e direito da saúde

POPULARES

seers cmp badge
×