janeiro 15 2020 0Comment

Dentista faz receita ilustrada para paciente que não sabe ler na Bahia

Com agências | 24/05/19 – 11h26

Reprodução / Instagram

A imagem de uma receita médica ilustrada com desenhos de comprimidos, sol e lua, ganhou repercussão nas redes sociais no início do mês por conta da intenção por trás da foto. O dentista Ricardo Cayres realizou a ilustração para ajudar uma paciente analfabeta a entender as orientações médicas.

Dona Cris, de 60 anos, mora em Lauro de Freitas, na Bahia, e como não sabe ler, estava tomando os remédios de forma errada. Ela procurou Cayres por duas vezes para extrair um dente, mas nas duas ocasiões o procedimento não foi realizado porque ela estava com a pressão alta, mesmo tomando remédios para hipertensão.

O dentista, então, descobriu que Dona Cris não tomava os remédios de forma correta porque não entendia o que estava escrito. Ele resolveu ajudar e fez a receita ilustrada.

“Numa conversa, percebi que ela não estava tomando os remédios da forma correta prescrita pelo médico e por um motivo muito simples: ela não era alfabetizada (lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever). Por isso, ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita. Pronto! Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse ‘esqueminha’ dos remédios. Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita”, contou na postagem no Instagram.

Ele usou a imagem de um dos remédios e em vez de escrever “duas vezes por dia”, ilustrou com dois comprimidos e um sol. Abaixo, ele usou o desenho do outro remédio, e associou um comprimido ao sol (uma vez ao dia) e outro comprimido à lua (uma vez à noite), para ela compreender a orientação “de 12 em 12 horas”.

O dentista espera em breve atender a paciente para continuar os procedimentos.

Fonte: TNH1.

Avatar

admin

Escreva uma resposta ou comente